Entenda os cartões de crédito pré-pagos

Pense no seu cartão de débito. Agora imagine que ele não é conectado a nenhuma conta corrente, banco e, mais do que isso, você decide com a frequência que quiser qual o valor que ele carregará. É assim que funcionam os pré-pagos. “O portador do cartão carrega um valor em dinheiro, que será usado para saques, compras e pagamentos de serviços. A cada débito, o valor diminui até que o saldo do cartão pré-pago acaba.”, explica Marcela Kawauti, economista do SPC Brasil.

A alternativa é ideal para quem não tem como comprovar renda, não quer abrir uma conta em banco ou tem dificuldade para se controlar “O cartão pré-pago pode ser usado, também, para controle dos pais, por meio da mesada”, explica Paulo Volpe, sócio da empresa Brasil Pré-Pagos. Saiba mais sobre a modalidade:

OS TIPOS DE CARTÃO PRÉ-PAGO:

1) Cartão pré-pago para uso em território nacional: só pode ser usado no Brasil e é carregado em reais.

2) Cartão pré-pago para viagens internacionais: pode ser carregado em moeda estrangeira e usado fora do Brasil.

QUEM DEVE USAR ESSE TIPO DE CARTÃO:

Crianças e adolescentes

Para o público infantil ele pode ser usado como mesada. “Os pais podem, inclusive, acompanhar todos os gastos pela internet. Assim é mais fácil, não só ensinar o filho a ter uma quantidade limitada de dinheiro para gastar, como também a fazer as melhores escolhas”, explica Marcela.

Mas cuidado: um cartão com limite pré-estabelecido deve ser uma opção para adolescentes e pré-adolescentes, ou seja, a partir dos 10 anos. “Antes disso, a criança tem uma forma de raciocínio que necessita de maior solidez e, por isso, o papel moeda cumpre melhor essa função do que o cartão, que é bem mais abstrato”, explica Tania Zagury, mestre em educação e colunista do Portal Meu Bolso Feliz.

Adultos

O cartão pré-pago é a modalidade de crédito mais simples do mercado, depois do dinheiro. “Ele acaba substituindo o cheque, mas é mais seguro porque a pessoa só gasta o que realmente tem”, explica José Vignoli, educador financeiro do Portal Meu Bolso Feliz. Por isso, ele é indicado por pessoas que têm dificuldade em se controlar financeiramente e, com o pré-pago, acabam limitando seus gastos pela quantia colocada no cartão. A opção também é atrativa para quem não pode comprovar renda, não tem interesse em abrir uma conta em banco ou precisa controlar a vida financeira de um terceiro.

mbf_banner_noticias_03

SUGESTÃO DE TABELA DE PREÇOS:

Custos médios de um cartão pré-pago

(Os valores variam de acordo com a empresa escolhida)

mbf_banner_noticias_04

CUIDADOS AO ADQUIRIR UM CARTÃO PRÉ-PAGO:

Não esqueça de escolher a bandeira do cartão, optando por uma que seja mais aceita na maioria dos estabelecimentos. Outro ponto importante é sempre lembrar que essa modalidade funciona apenas como dinheiro. “No aluguel de carros em viagens internacionais, por exemplo, é preciso um cartão de crédito”, alerta Marcela. Além disso, você não pode fazer parcelamentos com ele.